Páginas


Para acessar os Blogs do Castelinho clique aqui!

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ensinar Ciências

SEM UMA OBSERVAÇÃO CUIDADOSA, AS EXPERIÊNCIAS, AS EXCURSÕES E RECURSOS VISUAIS SÃO PARATICAMENTE INEFICIENTES. SE SOUBERMOS BEM OBSERVAR O QUE SE PASSA À NOSSA VOLTA, APRENDEREMOS MUITO MAIS DO QUE IMAGINAMOS. DO LIVRO COMO ENSINAR CIÊNCIAS.
BLOUGH SCHWARTZ HUGGETT

O ENSINO DE CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS DEVE PROMOVER A LEITURA DO MUNDO, POSSIBILITANDO DESTE MODO A LEITURA DA PALAVRA. SEGUNDO O PROFESSOR ROQUE MORAES EM SEU LIVRO CIÊNCIAS PARA AS SÉRIES INICIAIS E ALFABETIZAÇÃO,FOCALIZA O QUE CHAMA DE ALGUNS PRINCÍPIOS DE COMPREENSÃO DO QUE SERIA ENSINAR CIÊNCIAS NAS SÉRIES INICIAIS. UM DOS PRINCÍPIOS CITA ALGUMAS HABILIDADES A SEREM TRABALHADAS NESTAS SÉRIES: OBSERVAR, COMPARAR, DESCREVER, CLASSIFICAR, ORDENAR, USAR NÚMEROS, MEDIR, CALCULAR E EXPERIMENTAR. SABEMOS QUE AS CRIANÇAS GERALMENTE NÃO SÃO CAPAZES DE FAZER UMA OBSERVAÇÃO COMPLETA E PROFUNDA. ISTO SE DEVE ÁS SUAS PRÓPRIAS CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS. ELA COSTUMA OBSERVAR O QUE MAIS A INTERESSA E QUE NEM SEMPRE É O MAIS IMPORTANTE RESULTANDO UMA OBSERVAÇÃO EGOCÊNTRICA.

ASSIM CONSTATA-SE QUE SUA OBSERVAÇÃO É TAMBÉM FRAGMENTÁRIA. PORTANTO É IMPORTANTE DESENVOLVERMOS EM NOSSOS ALUNOS ESTA HABILIDADE. SENDO ASSIM É NECESSÁRIO QUE EXERCITEMOS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR. POR TUDO ISTO É IMPRESCINDÍVEL QUE, EM QUALQUER ATIVIDADE DE

OBSERVAÇÃO SE FAÇA PRESENTE A DIREÇÃO DO PROFESSOR. AO PLANEJAR UMA ATIVIDADE DE OBSERVAÇÃO, DEVE O PROFESSOR PREOCUPAR-SE COM A ELABORAÇÃO DE PERGUNTAS QUE GUIARÃO A CRIANÇA NA DIREÇÃO DAQUILO QUE SE DESEJA CONSTATAR. CONVÉM LEMBRAR QUE A OBSERVAÇÃO DIRIGIDA, COMO QUALQUER OUTRA ATIVIDADE ,DEVE ESTAR RELACIONADA AO ASSUNTO EMM FOCO NA OCASIÃO E QUE OS ALUNOS CONHEÇAM EXATAMENTE SUA FINALIDADE. NESTE SENTIDO, É URGENTE PROPORCIONAR AS CRIANÇAS O MAIS DIVERSO TIPOS DE EXPERIÊNCIAS, ATRIBUINDO-LHES O PRINCIPAL PAPEL NO DESENVOLVIMENTO DE ATIVIDADES DESTA ÁREA DO CONHECIMENTO. SEGUNDO ROBERT WILLIAMS (1995:38):


“ AS ATIVIDADES CIENTÍFICAS PROPORCIONAM OPORTUNIDADES PARA DESENVOLVER A CAPACIDADE DE OBSERVAÇÃO. TODOS OS SENTIDOS PARTICIPAM NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA PERCEPÇÃO, NA IDENTIFICAÇÃO DAS DIFERENÇAS E NO RECONHECIMENTO DAS SEMELHANÇAS.
“É IMPORTANTE SALIENTAR QUE A OBSERVAÇÃO É FUNDAMENTAL NAS AULAS DE CIÊNCIAS.”


ALUNAS DO QUARTO ANO DO MAGISTÉRIO PARTINDO DESTES DADOS ESCOLHA CONTEÚDOS DE CIÊNCIAS E CONSTRUA QUESTÕES QUE ENVOLVE A OBSERVAÇÃO. LEIAM AS SUGESTÕES DAS COLEGAS PARA QUE NÃO OCORRA REPETIÇÃO DAS ATIVIDADES.


BOM TRABALHO!
PROFESSORA LURDES

32 comentários:

marla specht disse...

MARLA-4N1
Segundo o texto,"a observação dirigida é aquele acompanhamento especial do professor,ou seja desde o planejamento das atividades o professor deve pensar em questões que irão despertar o interesse ,a curiosiddade A OBSERVAÇÃO da criança.
De acordo com isto, pensei no assunto "trabalhando a natureza"!
Começando o planejamento indo a um passeio exemplo;a um jardim botanico, onde estariam livres para observarem tudo o que tem, e o que mais lhes interessou.O papel da professor nessa hora é despertar o interesse e a curiosidade de tudo ao seu redor.Deixando-os livres para fazerem perguntas e colocações.Após aos questionamentos das crianças, o professor inicia também fazendo perguntas, como; o que mais se observa aqui? Tudo o que estamos observando aqui, encontramos em qualquer outro lugar do nosso convívio diário? De tudo o que observamos o que mais voces gostaram? E o que mais lhes chamou atenção aqui? E neste local em qual nos encontramos agora o que observam que nunca haviam enxergado antes? E QUE ENTÃO GOSTARIAM DE ESTUDAR E PESQUISAR? O professor pode também pegar qualquer exemplo de planta e eplicar algo diferente dela como;-esta é uma planta noturna de dia ela fica fechada e de noite ela se abre....voces sabiam?.O que acham de cada um hoje ter COM TEMA DE CASA pesquisar no livro ou mesmo com os pais algo que conheçam de interessante para cada um expor e passar para os colegas de forma diferente, ou seja cada um deverá pensar em que recursos usar para apresentar seu trabalho.

Alessandra Hauschild disse...

Após ter lido o texto, desenvolveria o seguinte projeto:
ÁGUA FONTE DE VIDA

O objeitvo dele é conhcer, compreender, observar, conscientizar-se da importância da água bem como a conservação do recurso natural, e despertar nas crianças o compromisso diante do meio ambiente e sua preservação.

Atividades:
-questionamento, onde encontramos água.
-conversa sobre água, e sua importância.
observar e identificar as medidas de prevenção contra o disperdício.
visita ao Rio Taquari, observando o seu estado de preservação.
-conhecer uma estação de tratamento da água.
-desenhos sobre a utulidade da água no cotidiano dos alunos.


"O mundo onde as crianças vivem se constitui de fenômenos sociais indissociáveis diante do qual elas se mostram curiosas e invetgativas. Desde muito pequenas, pela interação com o meio natural e social em que vivem, as crianças aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas as suas indagações e questões" (Referecial Curricular Nacional para educação infantil)

Camila disse...

Camila - 4N1

A partir deste texto, escolheria o conteúdo Lixo, criando um projeto: LIXO, SÓ NO LIXO!

Começaria com um passeio pelas ruas da cidade, onde a professora pediria a turma para que observassem as condições em que nosso município se encontra. Então faria os seguintes questionamentos:
- Como está a limpeza de nossa cidade?
- Será que existem lixeiras suficientes?
- Para onde será que vai todo o lixo que o caminhão recolhe?
- E em sua casa, ocorre separação de lixo?
- Será que lixo é bom para as pessoas?

Então, após os questionamentos durante o passeio, voltaríamos a sala de aula para então retomá-los, debatendo sobre o assunto. A professora pediria que cada criança escrevesse um pequeno texto descrevendo o que viu e o que poderia melhorar em nossa cidade na questão da limpeza (isso seria feito com alunos de 3ª série).

lurdes disse...

PARA MARLA:
APÓS TER DESPERTADO O INTERESSE E CURIODIDADE DE SEUS ALUNOS ATRAVÉS DO PASSEIO COMPONHA UM FICHA DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA A SEUS ALUNOS SOBRE A PLANTA "chamada noturna".

lurdes disse...

PARA ALESSANDRA:

COMPOR UMA FICHA DE OBSERVAÇÃO DIRIGIDA SOBRE O TRATAMENTO DA ÁGUA .

Daniele disse...

Daniele 4N1

A partir do texto pensei no tema: POLUIÇÃO na natureza.

Pra começar faria dois passeios. Primeiro iria num lugar aonde a natureza se mostrasse virgem, por exemplo, um jardim botânico. Lá o professor faria questionamentos de observação:
*o que vocês estão observando?
*Que tipo de seres vivos vive aqui?
*Do que vocês gostaram daqui?
*Como é o ar?
*Como é que a água se encontra aqui?
*Como são as plantas?
*Do que os seres vivos daqui necessitam para viver?
*Vocês se sentem bem neste lugar?
Depois iria voltar para a sala de aula e discutir todas estas questões.
No outro dia iria fazer um passeio para outro lugar onde a natureza visivelmente mostra a sua destruição, de preferência perto de uma fábrica e de um rio. Lá o professor questionaria novamente as crianças:
*o que vocês estão observando?
*Existe algum ser vivo aqui?
*E os poucos que existem o que está acontecendo ou vai acontecer com eles?
*Como é a água daqui? Por quê?
*E o ar?
*Gostaram de alguma coisa daqui?
*Se sentem bem aqui?
Depois a professora voltaria para a sala, e faria a comparação dos dois lugares onde fizeram o passeio e novamente questionaria:
*O que tinha num lugar que não tinha no outro?
*Como era o ar, a água e os seres vivos que viviam nesses diferentes lugares?
*O que poderia ser feito para melhorar o 2° lugar que visitemos? etc.
Depois cortariam de revistas gravuras onde representassem os dois lugares e fariam um cartaz fazendo a comparação dos diferentes lugares.

Daniele disse...

Daniele 4N1

A partir do texto pensei no tema: POLUIÇÃO na natureza.

Pra começar faria dois passeios. Primeiro iria num lugar aonde a natureza se mostrasse virgem, por exemplo, um jardim botânico. Lá o professor faria questionamentos de observação:
*o que vocês estão observando?
*Que tipo de seres vivos vive aqui?
*Do que vocês gostaram daqui?
*Como é o ar?
*Como é que a água se encontra aqui?
*Como são as plantas?
*Do que os seres vivos daqui necessitam para viver?
*Vocês se sentem bem neste lugar?
Depois iria voltar para a sala de aula e discutir todas estas questões.
No outro dia iria fazer um passeio para outro lugar onde a natureza visivelmente mostra a sua destruição, de preferência perto de uma fábrica e de um rio. Lá o professor questionaria novamente as crianças:
*o que vocês estão observando?
*Existe algum ser vivo aqui?
*E os poucos que existem o que está acontecendo ou vai acontecer com eles?
*Como é a água daqui? Por quê?
*E o ar?
*Gostaram de alguma coisa daqui?
*Se sentem bem aqui?
Depois a professora voltaria para a sala, e faria a comparação dos dois lugares onde fizeram o passeio e novamente questionaria:
*O que tinha num lugar que não tinha no outro?
*Como era o ar, a água e os seres vivos que viviam nesses diferentes lugares?
*O que poderia ser feito para melhorar o 2° lugar que visitemos? etc.
Depois cortariam de revistas gravuras onde representassem os dois lugares e fariam um cartaz fazendo a comparação dos diferentes lugares.

Sgt Chaves disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisandra Altissimo Flores disse...

Elisandra Flores

As minhocas - 4º M-1

Levaria para a sala de aula, minhocas numa caixa com terra.Entao faria as seguintes perguntas:
Oque vocês estão observando?
Onde vivem as minhocas?
Porque elas sao importantes para a terra?
De que as minhocas se alimentam?
Elas servem de alimentação para algun animal que você conhece?
Vamos abservar como é o seu formato e a sua cor?

Agora vamos ao nosso laboratório de informatica conhecermos outras especies de minhocas. De volta a nossa sala de aula, vamos classificá-las quanto a sua reprodução e os seus benefícios. Criaremos na sala de aula:
"Cantinho da Reprodução" levando alguma plantinha e colocando num grande vaso com duas minhocas, a cada semana na aula de ciências, faremos um gráfico com a evolução das minhocas e da plantinha.
Dia /Quantas minhocas aumentaram no nosso vaso /Como esta o desenvolvimento da plantinha acada semana.
E assim a cada semana aumentaremos o nosso conhecimento com essa pesquisa.
N aterceira semana todos irão a um parque ou num lugar que tenha contato com terra, para observarmos como as minhocas vivem nele. Em sala de aula para o encerramento de nossas pesquisas faremos um espécie de relatório do que foi descoberto sobre as minhocas.
Assim foi criado formas em que a criança explorou e construi novos conheciemntos, descobrindo novas idéias.

Elas próprias fizeram suas descobertas, tendo o professor como mediador, possibilitando o agir e o pensar do seus alunos.

Lajeado 08 de abril de 2008.

Elisandra Altissimo Flores disse...

Elisandra Flores

As minhocas - 4º M-1

Levaria para a sala de aula, minhocas numa caixa com terra.Entao faria as seguintes perguntas:
Oque vocês estão observando?
Onde vivem as minhocas?
Porque elas sao importantes para a terra?
De que as minhocas se alimentam?
Elas servem de alimentação para algun animal que você conhece?
Vamos abservar como é o seu formato e a sua cor?

Agora vamos ao nosso laboratório de informatica conhecermos outras especies de minhocas. De volta a nossa sala de aula, vamos classificá-las quanto a sua reprodução e os seus benefícios. Criaremos na sala de aula:
"Cantinho da Reprodução" levando alguma plantinha e colocando num grande vaso com duas minhocas, a cada semana na aula de ciências, faremos um gráfico com a evolução das minhocas e da plantinha.
Dia /Quantas minhocas aumentaram no nosso vaso /Como esta o desenvolvimento da plantinha acada semana.
E assim a cada semana aumentaremos o nosso conhecimento com essa pesquisa.
N aterceira semana todos irão a um parque ou num lugar que tenha contato com terra, para observarmos como as minhocas vivem nele. Em sala de aula para o encerramento de nossas pesquisas faremos um espécie de relatório do que foi descoberto sobre as minhocas.
Assim foi criado formas em que a criança explorou e construi novos conheciemntos, descobrindo novas idéias.

Elas próprias fizeram suas descobertas, tendo o professor como mediador, possibilitando o agir e o pensar do seus alunos.

Lajeado 08 de abril de 2008.

fe disse...

Fernanda
A partir do texto, pensei em trabalhar o CORPO HUMANO.
Seria feito, num cartaz, o contorno do corpo do menino mais alto e o mais baixo, e da menina mais alta e mais baixa. Após observar os cartazes, e questionar:"Qual dos meninos é maior? Qual é o menor? E as meninas? Por que será que todos tem tamanhos diferentes?
Após, As crianças passariam por uma atividade de toque: cada criança iria tocar nas partes de seu próprio corpo (braço, perna, barriga, ...) Questionar: "O que vocês sentem? Como é a pele de vocês? Vocês sentem algo abaixo dela? O que será?
Com o auxílio de um esqueleto, mostrar que todos nós somos formados por ossos, que eles sustentam nosso corpo. Deixar que o toquem Questões: " Alguém sabe o que é isso? Alguém já viu um esqueleto? Para que ele serve? Será que somos iguais a ele?"
Mostrar os ossos no esqueleto e pedir que as crianças toquem no seu corpo, para encontrarem e tocarem esse mesmo osso no seu próprio corpo." Onde será que fica esse osso no corpo de vocês? Vamos procurá-lo?
Em um próximo momento, mostrar às crianças figuras que mostrem os outros sistemas pelos quais nosso corpo é formado e as necessidades que temos ( o que será que precisamos para nos manter bem? Como devemos tratá-lo e cuidá-lo?)

lurdes disse...

RESPOSTA A TODAS AS ALUNAS QUE RESPONDERAM A QUESTÃO PROPOSTA.
COM A FORMULAÇÃO DE PERGUNTAS SOBRE O CONTEÚDO ESCOLHIDO POR VOCÊS POSSO PERCEBER QUE JÁ OCORRE A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE PARTIR DO QUE A CRIANÇA JÁ SABE:PRINCÍPIO NÚMERO QUATRO_"É IMPORTANTE QUE O TRABALHO EM CIÊNCIAS PARTA DOS CONHECIMENTOS QUE A CRIANÇA JÁ TRAZ PARA A ESCOLA E QUE AS DESCOBERTAS PROMOVIDAS INCENTIVEM A CRIANÇA A CONSTRUIR NOVOS CONHECIMENTOS A PARTIR DO QUE JÁ CONHECE".
ESPERO QUE AS DEMAIS ALUNAS VENHAM A CONCLUIR O TRABALHO.
BOM TRABALHO.

Marina disse...

Experiência com Lagartas.

Procure uma lagarta e coloque-a num vidro de boca larga, fechado com um tecido fino. Não pegue a lagarta com a mão, pois ela pode causar irritação na sua pele.
Você deve alimenta-la com folhas da planta onde a encontrou porque ela só come as folhas de que gosta. Se não gostar ela deixa de comer e morre. Coloque no vidro um galho pequeno de planta.
Criando a lagarta você deverá observar a metamorfose que vai acontecer com ela e saber em qual borboleta ou mariposa ela vai se tranformar.

QUESTIONAMENTOS PARA OBSERVAÇÃO:

1) QUEM SABE O QUE É ISSO DENTRO DO VIDRO?
2) ONDE A ENCONTROMOS?
3) SABEM PARA QUE SERVE ESSAS FOLHAS DENTRO DO VIDRO?
4) E SE NÃO TIVESSE ESSAS FOLHAS LÁ, O QUE ACONTECERIA?
5) SERÁ QUE SÓ EXISTE LAGARTAS DESSE TAMANHOS?
6) ELA FICA DESSE JEITO SEMPRE, OU SE TRANSFORMA EM OUTRO BICHINHO?
7) E EM QUAL BICHINHO A LAGARTA SE TRANSFORMA?
8) POR MEIO DE QUE ESSA TRANFORMAÇÃO OCORRE?
9) O BICHINHO EM QUE SE TRANSFORMA A LAGARTA, FICA GRANDE, PEQUENO, OU DO MESMO TAMANHO?

Juliana disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Rafaela, Josiane e Taimara..
4N1

pensamos no assunto HIGIENE BUCAL..

desenvolveriamos da seguinte forma:
*observar seus proprios dentes no espelho
*observar a dentiçao da profe e dos colegas
*comparar as diferenças dos dentes(tamanho, formato, cor...)
*em duplas, um observa a dentiçao do colega, e relata em forma de desenho o que viu..
*montar um bocao com garrafa pet e ensinar a forma correta de escovar os dentes e passar fio dental
*permitir que as crianças exercitem a escovaçao em um molde dentario
*visitaremos um consultorio de odontologia,permitindo uma conversa aberta entre alunos/dentista
*slides sobre dentes estragados, interrogando os alunos sobre o motivo de estarem assim.

Anônimo disse...

ANDRESA E LUCINÉIA
PRIMEIRAMENTE LEVAREMOS A GRAVURA DE UM MORCEGO EM SEU HABITAT NATURAL E ENTAO,S DURANTE A OBSERVAÇAO PELAS CRIANÇAS, FAREMOS AS SEGUINTES PERGUNTAS:
-VOCE CONHECE ESSE ANIMAL?
-QUAL O NOME DELE?
-ONDE VIVE?
-DO QUE SE ALIMENTA? (FALAR SOBRE OS DIVERSOS TIPOS DE MORCEGOS QUE EXISTEM).
-SERA QUE OS MORCEGOS TRANSMITEM ALGUMA DOENÇA?
-QUAL?
-SERA QUE OS MORCEGOS REALMENTE SE TRANSFORMAM EM VAMPIROS E MORDEM AS PESSOAS?
PARA FINALIZAR O TRABALHO LEVARIAMOS AS CRIANÇAS AO MUSEU DE CIENCIAS NATURAIS DA UNIVATES PARA OBSERVAR E RECEBER MAIS EXPLICAÇOES SOBRE OS MORCEGOS

Anônimo disse...

A partir do texto lido escolhemos o tema DESMATAMENTO.
Questionamentos:
Realizaríamos uma caminhada ecológica num matagal e com a turma observaríamos como ele se encontra:
o que podemos observar?
ainda existem todas as árvores que existiam antes?
por quê árvores sumiram?
quem as tirou e o porque?
qual a utilidade delas enquanto estão na natureza?
qual a utilidade delas quando são retiradas da natureza?
quais as conseqüênciuma caminhada ecológica num matagal e com a turma observaríamos como ele se encontras da retirada de árvores da natureza?

Após o passeio, retornaríamos à sala, debatendo sobre o assunto. Falaríamos sobre a importância das árvores para a nossa sobrevivência e qual a utilidade delas dentro do ciclo da natureza. O objetivo é chegar a questão do desmatamento, mostrando como podemos colaborar para evitá-lo, pois precisamos da natureza para a nossa própria sobrevivência.
DEISE E MARGATE- 4ºN1

angelica e leticia disse...

Letícia e Angélica-4N1
OBSERVANDO OS GRILOS:
A professora inicialmente leva para a sala de aula um grilo de verdade(vivo) dentro de um vidro. Em seguida a professora deve questionar:
*O que voces estao vendo?
*O que é isso?
*Como se chama?
*Do que ele se alimenta?
*Onde vivem?
*Como se reproduzem?
Após tais questionamentos as crianças juntamente com a professora devem procurar nas mais variadas fontes(internet,livros, revistas,jornais)as respostas para suas dúvidas.
Para enriquecer o trabalho a professora pode levar as crianças até um gramado onde vivem muitos grilos,como por exemplo no Jardim Botânico da cidade.

marla specht disse...

Plantas noturnas: UMA ESTRATÉGIA NATURAL.

As flores abrem-se a noite, geralmente duram uma só noite; têm cor pálida ou branca, produzem grandes quantidades de pólem e nectar diluido posicionam-se longe da folhagem.
Um exemplo: RAINHA-DA-NOITE OU FLOR DA NOITE: O nome popular dessa cactacea foi inspirado no comportamento das grandes flores brancas, esta tem hábitos noturnos, desabrocham ao anoitecer e ficam abertas até o sol nascer.

Questionamentos:

1) Alguém já presenciou uma flor dessa espécie?
2) Alguém tem um tipo de flor que só abre a noite em casa?
3) Qual sua função?
4) Por que só abre a noite?
5) Quais suas caracteristicas?
6) Será que existe varias flores noturnas, ou mais flores diurnas?

Anônimo disse...

JEANE E DAIANE-4N1
A partir do texto,tivemos a ideia de ir com a turma para um mercado. No primeiro momento iriamos até o mesmo fazer uma observação dos alimentos que estão presentes no mercado,entre eles alimentos saudáveis e não tão saudaveis.
Após essa observação voltaríamos para a sala de aula,formando uma roda de conversa com os seguintes questionamentos:

-o que viram no mercado?
-quais os alimentos que existem?
-perceberam quais os saudaveis e não saudaveis?
-quais são eles?
-Há mais de um tipo do que do outro?
......
E para o próximo dia a professora solicitaria que trouxessem rótulos de ambos os alimentos.Então faríamos a seleção dos mesmos confeccionando um cartaz.
ALIMENTOS SAUDÁVEIS
ALIMENTOS NÃO-SAUDÁVEIS

Outra atividade:

Fazer um levantamento dos alimentos que mais consomem no seu dia-a-dia e após a professora explica quais deveriam ser mais consumidos e por quê??

sheila disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
sheila disse...

Bom,eu faria a seguinte atividade com a turma:

O assunto seria: Frutas
Eu começaria, fazendo um passeio com as crianças numa feira ou supermercado. Elas poderiam observar então os diversos tipos de frutas que existem, e como elas são. Compraria algumas, as que mais interessasem eles e levaria para a sala de aula. Na sala de aula, eles poderiam pegá-las, sentí-las e observá-las melhor.

Então faria as seguintes questões:
* Que cor as frutas são?
* O que sentiram ao pegá-lás na mão?
* Todas tem o mesmo formato?
* Elas são lisas ou ásperas?
* Que outras frutas vocês conhecem?
* Elas nascem em árvores ou no chão?
*Qual fruta é amarga? Ou todas são doces?
* Elas ajudam para a nossa saúde?
* Quem já ouviu falar em Vitamina C, B, D,..?
* Todas as frutas tem grãos?

Após uma conversação sobre estas questões, eu faria um trabalho mais avançado sobre as Vitaminas, a importância delas para a nossa saúde e quais as frutas possuem quais tipos de vitaminas,.. Concluiria o trabalho com uma atividade bem divertida, onde um ajudando o outro e a profesora junto éh claro, auxiliando, faríamos uma salada de fruta, com vários tipos, sempre colocando em destaque as vitaminas que estão ingerindo e o quanto fazem bem para a nossa saúde,..

Anônimo disse...

gabriela senger,patricia e michele

brincando na praça ao verem em uma arvore uma casca surgiu o interce deles em saber o que era. Entao levamos isso para a sala e criamos um canto para aquela casca, para ver no que se transformaria.Em quanto isso questionamos eles:
- o que sera isso?
-no que sera que ela se trasnformara?
Apos a transformaçao da casca em uma borboleta, resolvemos fazer um trabalho mais aprofundado em relaçao a borboleta pesquisando:
-como sao as borboletas?
-o que elas comem?
-o que era aquela casca que continha a borboleta dentro?
como nascem as borboletas?
-qual o tempop de vida delas?
-como se reproduzem?
-qual a utilidade delas para a natureza?
Apos terem sanadas todas as duvidas, contaremos a historia da borboleta azul, serao feitas dobraduras para criaçao do cantinho de ciencias. E para finalizar visita ao museu de ciencias

Anônimo disse...

Ficha de observação sobre o tratamento da água:

Farei um passei até a Rede de tratamento da cidade(corsan), para eles observarem como é feito.
A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.

Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Com o objetivo de oferecer água de boa qualidade.
Processos para o tratamento da água:
-captação de água no rio, lagoas, riachos, por meiode bomas.
-a água é conduzida até a estação de tratamento.
-que passa pela casa quimica
-mistura rápida
-Floculador
-Reservatório de lavagem
-bombeamento
-reservatório de água tratada
-adutora
-e assim vai para rede de distribuição a água linpa e saudável.

Alessandra Hauschild disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

DEISE E MARGARETE- 4ºN1
Nossa ficha de observação seria realizada em conjunto com as crianças. seria pedido que trouxessem gravuras de matas de todos os tipos e lugares desertos, ou que possuíam vegetação e agora não possuem mais.
Seriam confeccionados cartazes, colando as imagens e classificando-as em lugares que possuem ou não possuem vegetação, e os benefícios causados pela sua presença ou os malefícios causados pela sua ausência.

Anônimo disse...

Alessandra Hauschild




Ficha de observação sobre o tratamento da água:

Farei um passei até a Rede de tratamento da cidade(corsan), para eles observarem como é feito.
A água cobre 75% da superfície da Terra. A água salgada está presente nos mares e oceanos e representa 97,4% de toda a água. A doce, portanto, não chega a 3%, sendo que 90% desse volume corresponde a geleiras e o resto a rios, lagos e lençóis subterrâneos. Daí a importância da preservação dos mananciais.

Para que possa ser consumida, sem apresentar riscos à saúde, ou seja, tornar-se potável, a água tem que ser tratada, limpa e descontaminada. Com o objetivo de oferecer água de boa qualidade.
Processos para o tratamento da água:
-captação de água no rio, lagoas, riachos, por meiode bomas.
-a água é conduzida até a estação de tratamento.
-que passa pela casa quimica
-mistura rápida
-Floculador
-Reservatório de lavagem
-bombeamento
-reservatório de água tratada
-adutora
-e assim vai para rede de distribuição a água linpa e saudável.

Jéssica, Juliana e Karin disse...

Feijão!

A prefessora leva até a sala de aula vários feijõezinhos.

em seguida, pedirá para as crianças observarem.
fará os seguintes questionamentos:
O que vocÊs estão vendo?
Onde podemos encontrar esses feijões?
Como eles nascem?
Qual a sua utilidade na nossa vida?

Em seguida, faremos uma experiência.
Plantaremos o feijão no algodão molhado, e assim cada dia observaremos como surge o pézinho de feijão e as crianças ilustrarão todo o processo de crescimento e desenvolvimento da planta.
Quando ele estiver grande, a profe trará para a criança observar uma vagem seca(dentro estarão os feijões). juntamente com as crianças vaos abrir e achar os feijõezinhos.

Depois disso o que acontece com o feijão?

Iremos até o supermercado e observaremos os diferentes tipos de feijões que são vendidos, e que depois vão para as nossas mesas e nos alimentam.

Anônimo disse...

ANA LUISA DISSE:

A PROFESSORA IRÁ FAZER UMA VISITA A FLORICULTURA COM SEUS ALUNOS.
APÓS A VISITA,A PROFESSORA FARÁ QUESTIONAMENTOS ORAIS TAIS COMO:
*TODAS AS FLORES POSSUEM A MESMA COR?
*NA VISITA A FLORICULTURA AO TOCAR AS
FLORES CONSEGUIRAM SENTIR A MACIEZ?
*VOCÊS JÁ OUVIRAM ALGUÉM DIZER QUE AS FLORES TÊM PÓLEM?O QUE ISSO SIGNIFICA?
SERÁ QUE TODAS AS FLORES POSSUEM PÓLEM?
*QUAL SERIA A FUNÇÃO DAS FLORES PARA AS PLANTAS?SERÁ SÓ ENFEITE?

A PROFESSORA NO DECORRER DOS QUESTIONAMENTOS PASSARÁ CLASSE POR CLASSE AJUDANDO OS ALUNOS A LOCALIZAREM O PÓLEM DAS MARGARIDA QUE ELA TROUXE.

veronica disse...

Veronica 4°N1
TIPOS DE SOLO E A ÁGUA

Primeiramente levaria as crianças para um Jardim Botânico, para observarem os tipos de solo existentes no local. Estanto livres para observar bem tudo, para tocarem.
Ao retornar a sala de aula, pedir que as crianças digam o que observaram lá.Tambem comentaria que dependo do solo a água é mais pura. Coletar com as crianças os tipos de solo.
Após faria dois experimentos em sala.
1° Experimento.
Material usado: Garrafa pet, solo arenoso, água, solo argiloso e o solo humoso.
Desenvolvimento:
Primeiramente se coloca agua até a metade da garrafa, em seguida coloque todos os tipos de solo. Sacudir bastante.
Então, questionar as crianças,o que vocês estão vendo?; o solo está igual com o que coletamos?; o que houve com a água?Ela ficou suja ou não?;o que podemos perceber com tudo isso? O solo nos ajuda pa ra limpar a agua?

2° Experimento:
Material usado: 2 funis, 2 vasilhas, areia, algodão.argila, agua.
Desenvolvimento:
No primeiro funil colocar algodao e apertá-lo ao fundo e colocar areia em cima. No segundo funil colocar algodão até ao fundo e colocar argila logo em cima.
Então, colocar a mesma quantidade de agua ao mesmo tempo.
Só então, pedir aos alunos o que elas viram? A água passou com mais facilidade em quais dos dois funis? a agua ficou limpa ou suja? Qual vasilha encheu mais?
Então fazer com que elas veêm que os tipos de solo influenciam na purificaçao da agua.

Explicaçao sobre o solo.
Nos solos arenosos a água passa com facilidade e por isso ficam secos. Nos solos humosos uma parte da água passa e a outra fica retida. Nos solos argilosos a agua nao passa facilmente e por isso ficam encharcados.
O solo se forma de rochas que vão se partindo em pedaços cada vez menores por causa da açao do vento , do frio, do calor, da água das chuvas, dos rios e dos mares.
Conhecendo o solo podemos tratá-lo e prepará-lo para ser cultivado.

Anônimo disse...

TATIANE HAAS DISSE:
A PROFESSORA IRÁ DISTRIBUIR FOTOS DE ÁRVORES EM SITUAÇÕES DIFERENTES.
EM SEGUIDA FARÁ QUESTIONAMENTOS ORAIS TAIS COMO:
*O QUE HÁ EM COMUM ENTRE ELAS?
*O QUE MUDA DE UMA FOTO PARA OUTRA?
*COMO VOCÊ PODE EXPLICAR ESSAS MUDANÇAS?
*QUAL É A ÉPOCA MAIS QUENTE DO ANO?E COMO AS ÁRVORES ESTÃO NESSA ÉPOCA?
QUAL É A ÉPOCA DO ANO MAIS FRIA?
*QUAL ÉPOCA QUE AS FOLHAS CAEM?

APÓS ESTES QUESTIONAMENTOS A PROFESSORA IRÁ INICIAR UM TRABALHO SOBRE AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO.
*ELABORAR CALENDÁRIO COM PRODUTOS TÍPICOS DE CADA ESTAÇÃO.

Anônimo disse...

Conteúdo: Meio Ambiente
Tema: A natureza carece de ajuda.

É posível, como experimento,utilizar dois vidros, no primeiro momento colocar semente com terra e no segundo vidro, sementes, terra e reagente químicos. Essa experiência nos possibilíta visualizar como ocorre o processo de poluição, Partindo disso questionar, o que eles imaginam que irá acontecer com o vidro que possue sementes e substâncias químicas? Por quê não podemos poluir? Quem gostaria de se alimentar dos alimentos do vidro com reagentes?



Luana Garcia